quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Derrota X O Livro de Sua Vida

O primeiro passo para a derrota é aceitá-la.

Abraçar a causa, fortalecer a voz, entreter-se em aquisição de amplo conhecimento e assim jamais ser submetido a qualquer surpresa ardilosa que urge em trazer nosso desanimo de nos levantar por mais um dia.

Muitas vezes acreditamos ser um tormento especificamente abençoado pelo que demasiadamente chamamos de "carma", como se somente nós fossemos submetidos a tantas desavenças que concorrem com nossos sonhos. Mas qual seria uma outra forma de encarar tais fatos angustiantes que já estamos escassos por ter que viver e reviver todo santo dia?  

Ocorre que não somos os únicos. Existe um mundo ao nosso redor que pode ser comparado como uma extensa biblioteca, a qual seu acervo ainda está sendo escrito nos livros de seus autores. 


Imagine você utilizando-se de um transporte público, seja um ônibus, um metrô, ou qualquer que seja. Feche seus olhos, esvazie sua mente o máximo que puder. Em seguida, abra os olhos e repare na primeira pessoa que sua visão captura. Esta pessoa tem uma história a qual ainda está sendo redigida, e neste exato momento, você, ainda que indiretamente, com uma proporção de 0,000000000000001%, está fazendo parte desta história. 

Cada "ser-humaninho" que você encontra é um livro ambulante que está sendo redigido. O quão fantástico seria você poder pegar esse livro e ler tudo o que já fora escrito? Poderíamos encontrar muitas aventuras, muitas batalhas, muitos sentimentos, muito amor, muita ternura, muita ficção... Histórias que se compararmos as nossas, podemos ficar muito desapontados com a forma desleal ao valor com o qual atribuímos as nossas vidas.

Não, você não é o único a enfrentar a "solidão". Você não é o único a se entreter no tormento da sua angústia e a pensar todos os dias em desistir. Mas sim, você está errando ao escolher se isolar de tudo e de todos. 

Todos nós estamos exaustos de escolhas que não deram certo. De desilusões (palavra cretina essa) já vividas. De pessoas que quebram nossa confiança e tratam-na como o resquício das fezes de um cachorro abandonado. O mundo é um lugar cruel, mas cheio de belas histórias sendo escritas. Portanto, não nos resta qualquer outra opção, se não PERSISTIR!

Por quê não mais uma tentativa? E se der errado, por que não rever qual possa ter sido o erro e tentar de novo? E de novo, e de novo e de novo? Um grande exemplo é a clássica história de Thomas Edison:

"Dentre os maiores exemplos de persistência, temos Thomas Edison, que no processo de inventar a lâmpada fez mais de 10 mil experimentos. Questionado sobre seu fracasso, ele respondeu “Eu não fracassei, apenas descobri 10 mil maneiras que não irão funcionar”. Repare que ele não tentou 10 mil vezes a mesma maneira, tentou 10 mil maneiras diferentes." 

Com isso, imagine-se sendo a pessoa que você viu quando abriu seus olhos naquele transporte público. Veja toda a sua história neste exato momento. Mude seu rumo conforme lhe for conveniente. e redija uma bela história, produza um best-seller com O Livro de Sua Vida. =)

Luis Moura